Roteiro Experimental

César Souza   n°: 04

Guilherme Cabral n°:

Thammirez Donadia  n°:29

– Grandezas Físicas que serão medidas:

* Massa dos blocos A e B em Kg. (balança)

* Altura “h” (régua ou trena) em cm.

* Deslocamento “x”(régua ou trena) em cm.

* Velocidade com que os blocos se movimentam.

* Aceleração do conjunto.

* Força de atrito de B em relação a superfície.

* tempo de deslocamento em segundos.

– Grandezas Físicas envolvidas no experimento:

1° lei de newton – soma das forças é igual a zero.

2° lei newton – força resultante é igual a massa vezes a aceleração.

3° lei de newton – ação e reação.

– 1° lei de newton pode ser notada no bloco B (peso = normal)

– 2° lei de newton pode ser notada no bloco A( Fr = m.a  ou seja P -T = m.a)

– 3° lei de newton pode ser notada atraves da tração.Onde o bloco A faz a ação da tração sobre o bloco B,e este faz a mesma força em forma de reação.

* Maiores Fontes de Erros:

As maiores fontes de erros são geradas pelas incertezas do material que utilizamos para medir a altura “h” e o deslocamento “x”

* Aceleração Experimental:

Para calcularmos a acelaração experimental cinematicamente será preciso saber o peso existente do bloco A,a força de atrito presente e as massas dos blocos (A e B).Tendo tais informações aplicaremos na seguinte fórmula:

a = (mb – ma.µ).g/ma+mb

Para calcularmos a aceleração esperada dinamicamente utilizaremos a 2° lei de newton(força resultante é igual a massa vezes a aceleração)onde aplicaremos em um dos blocos.

T – µ(ma.g)= mA.a  ou

Mb.g- T =mB.a

Fórmula para calcular o coeficiente de atrito:

– Conhecidos x e h e os valores das massas A e B podemos determinar o coeficiente de atrito cinético (µk)

µ = (ma.h)/(ma+mb)x + mb.h

– Quando as massas são iguais Ma=Mb para determinar o coeficiente µk somente é necessário medir as distâncias  h e x.

µ = h/h+2x

Prof. Sérgio Lima, em Tiradentes, apontando para uma da igrejas ao fundo.

Sobre Prof. Sérgio Lima

Prof. Física no Colégio Pedro II, entusiasta de aprendizagens colaborativas e de Recursos Educacionais Abertos
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