Projetos Aprendizagem

 

Projetos de Aprendizagem

Por aprendizagem significativa, entendo, aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência” — Carl Rogers

O que são Projetos de Aprendizagem?

Há, felizmente, uma farta literatura sobre a “pedagogia dos projetos”. Não é objetivo desse livro descrever ou fazer qualquer discussão sobre definição ou escopo dos projetos de aprendizagem. Deseja-se apenas, suscintamente, demarcar o que estamos tratando como tal:

Definido por Hernández(1998) como “Projetos de Trabalho”, os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno, visto que constrói um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho por projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Nesse sentido, sua postura de detentor único do saber não existe mais.
Crédito: verbete sobre Projetos de Aprendizagem na Wikipedia

Assim, todo projeto organizado com a intenção explícita de mobilizar e engajar os alunos em atividades de pesquisa, construção coletiva e aprendizagens será tomado, para efeitos desse livro, como projeto de aprendizagem. Mesmo que o tema central do projeto não tenha sido proposto pelos alunos, ainda assim consideraremos como um projeto de aprendizagem.

Por que Projetos de Aprendizagem?

Um dos vários motivos para se utilizar projetos de aprendizagem é tentar deslocar o “centro de gravidade” da Escola do Ensino para as Aprendizagens! Essa mudança de foco é desejada, primariamente, porque pedagogias ativas são mais eficientes. Um segundo, e não menos importante motivo, é adequar-se ao atual/futuro contexto informacional.

É notório que vivemos numa sociedade em que o acesso a informação (de qualidade) é cada vez mais fácil e abundante (CAMO/MOOCS, etc), mas a despeito disso, nossas Escolas ainda são excessivamente propedêuticas e conteudistas. Acredito que “aprender como se aprende”, como filtrar a super-dosagem de informações que nos rodeiam, gerenciar informações para transformá-las em conhecimento, entre outras, são competências que podem ser desenvolvidas com o uso sistemático de projetos de aprendizagem como estratégia didádico/pedagógica.

Evidentemente que conteúdos disciplinares específicos podem ser trabalhados, também, através dos projetos de aprendizagem!

Disciplinar ou Inter/Trans/Multi-Disciplinar?

Sem maiores aprofundamentos podemos pensar que os Projetos de Aprendizagem podem mobilizar saberes e linguagens de uma ou mais disciplinas com vários graus de relacionamento entre elas. Quanto menos disciplinas/saberes ou quanto menos complexo os relacionamentos entre as eventuais disciplinas mais fácil será gerenciar e desenvolver tais projetos.

Se o projeto envolve, predominantemente, saberes específicos de uma disciplina dizemos que o mesmo é um projeto disciplinar. Neste livro os projetos apresentados até o momento (outubro de 2014) são todos disciplinares (Física).

Se o projeto envolve mais de uma disciplina em termos de saberes, técnicas e linguagens ele recebe algumas das denominações resumidas na figura abaixo:

Attach:multi-inter-trans.jpg Δ Crédito: Ranlig Carvalho de Medeiros


Escritos de Professores

Pagina modificada em 17 de março de 2015, às 17h08