Gaussímetro

 

Gaussímetro >>> Sensor de campo magnético.

I) Pode realizar diversos experimentos e permitir comprovar experimentalmente as leis de Gauss, Faraday e Ampere.

• Enfatizar a utilização de materiais de baixo custo, para que a atividade possa ser desenvolvida em qualquer sala de aula, sem a necessidade de instrumentos ou aparelhos sofisticados.

II) Costrução do Gaussímetro

• Utiliza-se um sensor de efeito Hall, encontrado no interior de um motor CC de um leitor de disquetes (será utilizado o modelo 5,25 polegadas para disquetes com capacidade máxima de 1,2 Mbites) Leitores de disquetes de computadores se tornaram obsoletos

• O leitor de 5,25 polegadas (que será utilizado para o experimento) é encontrado atualmente apenas em almoxarifados de instituições públicas ou depósitos de materiais velhos de informática. Atualmente são vendidas como sucata, principalmente para a reciclagem devido a suas partes metálicas, dada a grande quantidade de alumínio presente em sua carcaça.

Diferentes tipos de motores elétricos e sensores podem ser encontrados em seus interiores (leitor de disquete). Por exemplo: Motor de passo com elevado torque e grande precisão. Motor CC para giro de mídia magnética Sensores ópticos Sensores magnéticos para controle da velocidade de rotação da mídia de armazenamento de dados.

OBS: Todos estes dispositivos encontrados no interior do leitor de disquete podem ser reaproveitados para aplicações em um laboratório.

III) Utilização do Gaussímetro:

• O sensor utilizado para medir o campo magnético é baseado no efeito Hall, efeito que usa velocidade e o sentido do giro do motor CC dando uma resposta proporcional ao campo incidente perpendicular (campo magnético).

• Com uma análise nos estudos sobre o efeito Hall, quando uma fina lâmina de ouro é inserida no campo magnético B, gera uma diferença de potencial V que, por sua vez, é proporcional a corrente elétrica i aplicada. Então, pela formula que associa a diferença de potencial com o campo magnético é dado por:

V =(iB)/(net)

Onde n é a densidade de portadores de carga do material do qual é feita, e é a quantidade de carga elétrica e t é a espessura da fita.

Pagina modificada em 03 de outubro de 2017, às 16h21