Marcelo

 

Projetos do Marcelo no PIBID 2017

  • Projeto do site de apoio a aprendizagens de alunos com dificuldades

O site com com a ideia de justamente criar uma porta diferente para o aprendizado. Não deixando de lado o conceito aplicado e ensinado nas aulas expositivas, o site tem como objetivo apresentar ideias para o aluno com dificuldades encontrar o melhor método para a aprendizagem em física, pois sabendo em qual ponto ele sente mais dificuldade, pode voltar mais a sua atenção e dedicação para o mesmo. Um erro encontrado no desenvolvimento desta ideia foi o fato de querer criar um site voltado para alunos E PARA PROFESSORES. Foi discutido com o orientador responsável pela supervisão do bolsista no Pedro II a ideia de direcionar o projeto para um dos lados só, onde foi decidido voltar sua atenção APENAS para os alunos, fazendo do site então um local exclusivamente intencionado para a ajuda e auxílio de alunos com dificuldade de aprendizagem em física.

  • Justificativas teóricas e desenvolvimento da ideia

A ideia de querer criar uma base para auxiliar o aprendizado de pessoas com dificuldades de aprendizagem vem no intuito de querer tornar a física uma disciplina que alcance todas as pessoas, pois podemos perceber que não acontece hoje em dia. Ao criar métodos alternativos de ensino para pessoas com dificuldades, novas portas se abrem e podem guiar alunos diferentes, por portas diferentes, para o mesmo destino: a aprendizagem de física.

  • Avaliar a atividade “guerra das correntes”

Sobre o debate das correntes (avaliação do bolsista Marcelo Perrotta):

Separando em alguns tópicos e observações pessoais, podemos perceber:
- Participação → Dentre os alunos das turmas 1305 e 1303, houveram apenas 14 ausencias de entrega do trabalho proposto, onde pude verificar que não interferiu na aprovação do aluno. Em linhas gerias, pode-se concluir que as duas turmas foram bastantes participativas.
- Desenvolvimento do tema de acordo com as especificações dadas → A partir do trabalho proposto e as devidas exigências, pôde-se perceber o destaque de alguns alunos, onde superaram a linha tênue de entregar o trabalho de acordo com as exigências propostas. Todos os alunos leram os textos base e responderam as perguntas propostas. Somente alguns alunos responderam uma pergunta ou duas de forma incorreta (não cientificamente falando), onde pôde existir uma certa má interpretação apenas.

Já alguns alunos realizaram o trabalho de forma explêndida, onde procuraram responder de forma completa, explicando sua resposta e até procuraram desenvolver um trabalho mais formal, com capa, referencias externas e outras coisas desta natureza.

Em linhas gerais : o Trabalho foi aprovado por mim, uma vez que estimulou os alunos a entenderem mais sobre as formas de distribuição de energia no mundo. Alguns trabalhos poderiam ter sido mais desenvolvidos, mas conseguimos instigá-los e fizemos com que procurassem entender suas duvidas. Pode ser repetido este ano de 2018 a fim de gerar mais resultados e reforças os de 2017.


Voltar

Pagina modificada em 19 de janeiro de 2018, às 13h42